Abel Chivukuvuku recebido por Grupo de Deputados da Alemanha

O Presidente da CASA-CE que chefiou uma Delegação constituída pelo Vice-Presidente e Deputado Lindo Tito, pelo Deputado e Quarto Vice-Presidente da Assembleia Nacional Carlos Tiago Kandanda e do Secretário Nacional das Relações Exteriores Evaristo da Luz, foi recebido hoje de manhã, no Hotel Trópico em Luanda, por um Grupo de cinco Deputados para a SADC do Bundestag Alemão, que estão de visita a capital angolana, desde o dia 7 até 9 de Outubro 2016. Os participantes da Delegação Alemã foram os deputados Senhor Frank Heinrich (Membro do Bundestag CDU / CSU), Senhor Henning Otte (Membro do Bundestag CDU / CSU), Senhor Albert Weiler  (Membro do Bundestag CDU / CSU), Senhora Marina Kermer (Membro do Bundestag SPD) e Senhora Annette Sawade (Membro do Bundestag SPD).

Na referida audiência, foram passados em revista, a situação política, social e económica angolana, os desafios que se colocam a Angola com a retirada do Presidente José Eduardo dos Santos em 2018, as eleições gerais de 2017, o Registo Eleitoral Oficioso e a problemática dos observadores nas próximas eleições, a crise económica que se arrasta e as medidas de contenção, as relações com a China e a dívida com este país e o combate a corrupção. O Presidente da CASA-CE reiterou o papel da Comunidade Internacional nas eleições gerais, de forma que estas sejam verdadeiramente livres, justas e transparentes, no interesse da salvaguarda da paz e estabilidade em Angola, tendo deixado o seu ponto de vista em relação aos factores da crise, o modelo de Estado que a CASA propõe quando for Governo e a visão de Angola e do Mundo. Foi salientado o papel preponderante e os efeitos positivos das relações bilaterais com a Fundação Konrad Adenauer, sobretudo no domínio da formação, deixando votos para que a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e a Fundação Friedrich Ebert (FES) abram os seus escritórios em Angola nos próximos tempos.

O Vice-Presidente Lindo Tito, aproveitou para comentar as dificuldades que os Deputados têm encontrado no exercício das suas funções na Assembleia Nacional, muito longe de ser democrático e que estão proibidos de fiscalizar as acções do Executivo Angolano.

O Deputado Carlos Kandanda enalteceu o papel da Comunidade Internacional, com destaque para a Alemanha.

A Delegação alemã diz ter tomado boa nota dos pontos evocados e os citados Deputados mostraram-se dispostos e disponíveis a participarem das eleições angolanas, como observadores do Acto Eleitoral e deixaram a promessa de interceder junto do Parlamento Europeu, para que este desejo seja uma realidade.

Na sexta-feira, dia 07.10.2016, os cinco Deputados participaram nas comemorações do Dia da Unidade Alemã, na Embaixada deste país em Luanda.

Data: 2016-10-09