CASA-CE participou na fundação da SAPDC na África do Sul

O Presidente da CASA-CE recebeu no início do mês de Setembro um convite, do Fórum para o Diálogo Público (FPD) e do Instituto Democrático Africano (ADI), para participar numa conferência em Joanesburgo, dos principais partidos de oposição nos 15 países da SADC, que se realizou nos dias 28, 29 e terminou na manhã do dia 30 de Outubro. O Vice-Presidente Manuel Fernandes foi indigitado para representar a CASA-CE no evento.

As questões a seguir estão entre os tópicos que foram discutidos durante a conferência:

- Construção da Instituição (SAPDC).

- Gestão de eleições.

- Financiamento dos partidos.

- Compromissos regionais e globais.

- Novos modelos de desenvolvimento económico para a África Austral.

Atendendo que os partidos políticos são indispensáveis para que a democracia funcione e se desenvolva, a conferência teve como objetivo explorar a possibilidade de fortalecer os intercâmbios institucionais e técnicos que tornam os partidos mais eficientes nos sistemas políticos através da partilha de conhecimento.

A FPD é um grupo de reflexão sul-africano não partidário estabelecido em 2011, fazendo pesquisas com o objectivo de fornecer informações ao público sobre factos políticos, sociais e económicos que afetam o povo da África do Sul.

Fundada em 2009, a ADI é uma organização sem fins lucrativos e não-governamental sediada em Joanesburgo, África do Sul. A ADI está orientada para o reforço da democracia e dos valores democráticos no continente africano.

Dos 15 países que compõem a SADC, 9 deles concordaram que a Instituição terá a designação, Parceria para Mudança Democrática na África Austral – SAPDC, sendo a Coordenação composta por um órgão colegial de 4 países: a África do Sul, a Zâmbia, o Zimbabué e Angola através da CASA-CE.

 

Data: 2016-11-07