A CASA-CE recebeu na sua sede uma Delegação da UE

O Presidente da CASA-CE recebeu hoje uma Delegação da Missão Exploratória da União Europeia e no final da audiência, o Vice-Presidente André Mendes de Carvalho "Miau" , considerou ser importante a presença  nas eleições gerais de 23 de Agosto uma missão de observação da União Europeia, para se "dissiparem suspeitas".

Acrescentou o Almirante MIAU, que "é do interesse de todos que essa observação se possa realizar. É mais uma maneira de dissiparmos suspeitas, se quisermos que de facto os resultados sejam aceites e reconhecidos, quanto mais observação melhor. A lei deve ser observada, mas da parte da CASA-CE todo o esforço será feito no sentido de que a UE possa ser convidada atempadamente, porque eles também precisam de preparar as suas condições para poderem fazer essas observações. É preciso desembolsar dinheiros atempadamente para que isso se possa realizar. Embora a lei tenha os seus timings, tudo tem que ser feito por parte de todos no sentido de que se possa ter cá, de facto esta observação da UE em força, com todas as capacidades para fazer uma observação capaz. A CASA-CE manifestou o seu ponto de vista sobre o clima em que se vão desenvolver essas eleições e de como encarámos o próprio processo em si, focando como aspetos negativos a maneira como o registo eleitoral decorreu. Violou a Constituição, na medida em que deveria ter sido um órgão da administração eleitoral independente a conduzir o processo do registo eleitoral, não aconteceu. Por outro lado, dizemos que violou a lei, porque a lei é a Lei do Registo Eleitoral Oficioso, o registo deveria ter sido oficioso, em cem por cento este registo eleitoral não foi oficioso, foi presencial, salientou André Mendes de Carvalho "Miau". Também apontou, que foi igualmente transmitida durante o encontro a posição da coligação sobre a necessidade de que haja um escrutínio e apuramento dos resultados eleitorais a nível das assembleias de voto e dos Municípios, no sentido de se dissiparem suspeitas".

Nos termos da lei eleitoral angolana, a observação eleitoral só inicia com o arranque da campanha eleitoral e termina com a publicação dos resultados definitivos.

Data: 2017-05-03