Manuel Fernandes no debate da TPA sobre o OGE - 2016

O Economista Dr. Manuel Fernandes, Vice-Presidente da CASA-CE e Deputado da Assembleia Nacional, esteve presente no debate da TPA no programa especial sobre o OGE de 2016. Considerou que o Orçamento aprovado pela maioria dos Deputados do MPLA, não é prudente porque é despesista. No que diz respeito as receitas fiscais, corresponde apenas 54,65% e as receitas por fontes de recurso, que tem haver, com os empréstimos que servem para financiar o défice, corresponde a 45,31%, quase metade deste Orçamento que vai ser suportado pela dívida e que vamos continuar a endividar o país, com um ónus pesado para as próximas gerações. As despesas previstas por local, apresenta fortes assimetrias regionais, com um pendor para o litoral e desfavorável para outras regiões do interior do país.

Não estamos perante um bom Orçamento, continua o Dr. Manuel Fernandes, porque deve comportar quatro elementos fundamentais, a credibilidade, a execução, o rigor legal e o princípio da boa gestão financeira. Assim, reprova este Orçamento porque corresponde ao princípio da acumulação de capital. Referiu também, que o preço do petróleo a 45 USD/barril foi bastante optimista, podendo originar dentro de dias, um Orçamento retificativo.

A realidade de 2016 vai ser pior que 2015 e mesmo sabendo disto, haverá uma recessão económica e não apenas uma desaceleração da economia.

O Plano do Programa do MPLA falhou e está falido.     

Data: 2015-12-16